Tópico Nome Descrição
BOAS-VINDAS E APRESENTAÇÃO Arquivo Mensagem de boas-vindas
Acidentes com Animais Peçonhentos Arquivo Polos de Soroterapia para Acidentes com Animais Peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro

Polos de Soroterapia para Acidentes com Animais Peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro.

Arquivo Fluxo de Atendimento a Vítimas de Acidentes por Animais Peçonhentos - DVS - out-2023

Fluxo de Atendimento a Vítimas de Acidentes por Animais Peçonhentos - DVS - out-2023

Arquivo Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos.

Produzido pela Fundação Nacional de Saúde, o presente manual resulta da revisão e fusão do Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes Ofídicos (1987) com o Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos (1992). Destina-se, principalmente, aos profissionais da área da saúde, contendo informações atualizadas que visam fornecer subsídios técnicos para identificação, diagnóstico e conduta deste tipo de agravo à saúde.

Arquivo Ofício Circular 207

Ofício com o FLUXO DE ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS e resumos dos sintomas decorrentes de agressão por serpentes, aranhas e escorpiões, com imagens dos animais.


Arquivo Links de Capacitações em Acidentes por Animais Peçonhentos

Links de Capacitações em Acidentes por Animais Peçonhentos:


            - Serpentes de Importância Médica -

            - Clínica nos Acidentes por Serpentes -

            - Artrópodes de Importância Médica -

            - Clínica nos Acidentes por Artrópodes -


Acolhimento de Profissionais no Departamento de Atenção Primária Arquivo Apresentação de Acolhimento no DAP para profissionais da Estratégia Saúde da Família

Aula ministrada por profissionais do Núcleo de Desenvolvimento Pessoal / DAP para profissionais recém-admitidos na Estratégia Saúde da Família.

Arboviroses - Dengue, Chikungunya e Zika Arquivo Nota Técnica SES/SUBVAPS SEI Nº 02/2023 - Fluxo de Amostras Biológicas - Arboviroses

Nota Técnica para o Fluxo de Amostras Biológicas para diagnóstico de Dengue, Chikungunya e Zika, através de Método Molecular e Pesquisa de Anticorpo, no estado do Rio de Janeiro.

Arquivo Folder produzido pela equipe da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses de Duque de Caxias, para combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e do ciclo urbano da Febre Amarela.

Folder de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e do ciclo urbano da Febre Amarela.

Atribuições dos profissionais do Departamento de Atenção Primária Arquivo Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família
Arquivo Médicos da Estratégia Saúde da Família
Arquivo Equipe de Saúde Bucal
Câncer de Mama de de Colo de Útero Arquivo Arquivos sobre Câncer de Mama e de Colo de Útero.
Arquivo Câncer de Mama e de Colo de Útero
DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Arquivo Instrutivo Nº 01.2022 - Projeto DPOC - Parceria SMS-Boehringer - Ed. 23.nov
Instrutivo Nº 01/2022-DAP/SMS/ DC – 23.novembro.2022 - Informa sobre o Projeto DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, para realização de diagnóstico e classificação de gravidade da DPOC em adultos e idosos através de exames de Espirometria, com vistas à liberação de medicamentos previstos na portaria MS nº 19 de 16/11/2021.
Esporotricose Arquivo Ofício Circular 97 SES RJ - Informe Técnico Esporotricose 001/2021

Orientações para a Vigilância da Esporotricose no estado do Rio de Janeiro, contendo informações sobre a Notificação, Diagnóstico, Tratamento e Medidas de Prevenção e Controle, dentre outras.

Arquivo Aula Esporotricose Animal

Aula organizada e ministrada pelos Médicos Veterinários Marcos Aurélio e Regina Fabro e Enfermeira Tatiane Oliveira em 22 de junho de 2021. 

Arquivo Aula Esporotricose Humana

Aula organizada e ministrada pela Dermatologista Luciana Troca e Fisioterapeuta Telma Cácio.

e-SUS AB Arquivo Capacitação em Sistema de Informação e-SUS/AB: Enfermeiros e Médicos

Aula ministrada sobre Sistema de Informação e-SUS/AB para Enfermeiros e Médicos, com foco no software Coleta de Dados Simplificada (CDS). 

Profissionais responsáveis: Marcos Aurélio e Tatiane Oliveira.


Arquivo Capacitação em Sistema de Informação e-SUS/AB: Técnicos de Enfermagem

Aula ministrada sobre Sistema de Informação e-SUS/AB para Técnicos de Enfermagem, com foco no software Coleta de Dados Simplificada (CDS). 

Profissional responsável: Tatiane Oliveira


Arquivo MANUAL DE PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE COLETA DE DADOS SIMPLIFICADA – CDS (versão 3.2)

Este documento dispõe de orientações detalhadas de como fazer o registro correto das fichas do CDS.

Arquivo Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica

O presente manual disponibiliza orientações para subsidiar os profissionais ao realizarem a avaliação de marcadores de  consumo alimentar.

Arquivo MANUAL DE USO DO SISTEMA COM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO – PEC (versão 3.2)
Ferramenta importante para as equipes que utilizam o Prontuário Eletrônico do Cidadão, descrevendo diversos recursos que o software dispõe. 
Arquivo Tabela CIAP-2

O sistema de Classificação Internacional de Atenção Primária –  CIAP2 – é uma ferramenta útil e de fácil manipulação, que permite a todos os profissionais da Atenção Primária classificar os motivos das demandas trazidas pelos cidadãos nos serviços de saúde, não se restringindo apenas a diagnósticos de doenças.

Febre Maculosa Arquivo Apresentação Febre Maculosa - DAP/SMS/DC

Apresentação utilizada durante as Rodas de Conversa realizadas com os profissionais do Departamento de Atenção Primária em dezembro de 2020.

Arquivo Apresentação Febre Maculosa Brasileira - SES/RJ

Apresentação elaborada pela SES-RJ e utilizada na reunião on-line em 15 de setembro de  2022. Clique no link Apresentação FMB para abrir o arquivo.

Arquivo Alerta FMB Nº 001-2023 - Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores - SES RJ

Alerta da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores, da SES/RJ, devido ao maior risco de transmissão de Febre Maculosa no período de junho a novembro, em que a infestação ambiental pela condição seca é favorecida, aumentando a possibilidade de parasitismo humano por carrapato e consequentemente o número de casos humanos desta enfermidade.

Arquivo Tri-folder Febre Maculosa - Editado em jun.2023

Tri-folder sobre Febre Maculosa - "Doença do Carrapato" - com informações acerca da prevenção e controle desta enfermidade. 

Arquivo Cartaz A3 - Febre Maculosa

Cartaz sobre Febre Maculosa - "O que você precisa saber" - tamanho A3.

Hanseníase Arquivo Aula Hanseníase

Aula organizada e ministrada pela Dermatologista Luciana Troca (DAP/SMSDC) e Fisioterapeuta Telma de Cácio no dia 22 de junho de 2021.

IMUNIZAÇÃO Arquivo Apostila

Neste tópico disponibilizamos o arquivo utilizado durante as aulas teóricas, que contém diversas conteúdos, no que se refere a operacionalização do Programa de Imunização no município de Duque de Caxias, dentre eles: atribuições dos profissionais; tipos de imunobiológicos; Rede Frio; Calendário de Vacinação e muito mais.

Arquivo Vídeo 1: Mapa e Controle de Temperatura
Arquivo Vídeo 2: Ambientação do Gelox
Arquivo Vídeo 3: Montagem da Caixa Térmica
Arquivo Rede de Frio e organização do refrigerador e caixa térmica
Arquivo Manual de Rede de Frio

Para aprofundar seus conhecimentos, complemente o conteúdo lendo o Manual de Rede de Frio.

Arquivo Informe Técnico Operacional – Vacinação Contra Influenza – Ministério da Saúde/2023

Este informe atualiza as recomendações com relação ao uso da vacina Influenza (sazonal) no Brasil e fornece orientações para a operacionalização da campanha de vacinação contra a doença no País.

Arquivo Estratégia Municipal - Campanha Influenza 2023

Documento elaborado pela Coordenadoria de Imunobiológicos, que contém as principais diretrizes e orientações operacionais para direcionarem a atuação dos profissionais envolvidos na Campanha: enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem.

Arquivo ESTRATÉGIA MUNICIPAL DA CAMPANHA NACIONAL MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE / 2021

Documento elaborado pela Coordenadoria de Imunobiológicos, que contém as principais diretrizes e orientações operacionais para direcionarem a atuação dos profissionais envolvidos na Campanha.

Arquivo Nota Técnica Nº 43/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS

Esta Nota Técnica trata da administração de Dose Adicional e de Dose de Reforço de vacinas contra a Covid-19 - Retificação da NOTA TÉCNICA Nº 27/2021-SECOVID/GAB/SECOVID/MS

 


Arquivo D.O. Nº 168 DE 01/09/2021 - DELIBERAÇÃO CONJUNTA AD REFERENDUM CIB-RJ Nº 13 DE 30 DE A G O S TO DE 2021

Pactua, ad referendum, a Vacinação da Dose de Reforço na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 no ERJ, e apresenta tabela com as vacinas a serem utilizadas como dose de reforço.


Arquivo Bula da Vacina Janssen

Apresenta as informações técnicas disponibilizadas pelo Laboratório Johnson & Johnson.

 


Arquivo Informações sobre a vacina Janssen:

Material organizado pela Coordenadoria Técnica de Imunobiológicos, a partir das diretrizes técnico-operacionais do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde. A consulta desse documento tornar-se especialmente relevante, pois algumas adequações foram feitas por esses órgãos, divergindo um pouco de alguns dados contidos na bula da vacina.

 


Arquivo Quadro Esquemático da Vacina Janssen

Contém informações de forma objetiva, tais como: apresentação, via de administração; esquema; composição e validade.



Arquivo Apresentação utilizada na Reunião Preparatória de continuidade da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra COVID-19 referente à introdução do Imunizante da PFIZER – 2021

Material elaborado pela Gerência de Imunizações (GI/CVE/SVS/SES-RJ) e apresentado durante a Reunião Preparatória de continuidade da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra COVID-19 referente a introdução do Imunizante da PFIZER – 2021. Nele encontram-se diversas informações, com enfoque nas diretrizes e orientações técnico-operacionais para recebimento e utilização do novo imunizante, incorporado ao Plano de operacionalização da vacinação contra a COVID-19.


Arquivo Informe Técnico 03/2021 Covid-19 – Vacina Pfizer

Documento elaborado pela Coordenadoria Técnica de Imunobiológicos, traz as principais orientações e diretrizes operacionais para a administração da vacina no município.


Arquivo Vídeo sobre a Vacina ComirnatyTM (Covid-19)

Produzido pelo Grupo Pfizer, é destinado aos Profissionais de Saúde que atuam junto aos programas de imunização. Traz as principais especificações e particularidades relativas à vacina.


Arquivo Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19

Este informe apresenta as diretrizes e orientações técnicas e operacionais para a estruturação e operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Arquivo Informe Técnico Municipal N° 01 de 2021 da Vacina contendo o vírus SARS COV2 Sinovac Butantan e AstraZeneca Fiocruz

Este informe apresenta as diretrizes e orientações técnicas e operacionais para a estruturação e operacionalização da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19.

Arquivo Bula vacina covid-19 recombinante - AstraZeneca Fiocruz
Arquivo I. Ampliação do uso emergencial da vacina CoronaVac para população pediátrica acima de 3 anos de idade – ANVISA
Arquivo II. Aprovação da imunização da vacinação pediátrica acima de 6 anos com a vacina adsorvida covid-19 (inativada), em caráter emergencial – Instituto Butantan
Arquivo III. Quadro Resumo CoronaVac 6 a 17 anos
Arquivo IV. Informe Técnico 01/2022 - COVID-19 PZIFER PEDIÁTRICA

Informe técnico elaborado pela Coordenadoria de Imunobiológicos do Departamento de Vigilância à Saúde, visando subsidiar às questões técnicas e operacionais para operacionalização da Campanha de Vacinação contra COVID-19 em crianças de 05 a 11 anos.

Arquivo V. Preparação e Administração da Cominarty por faixa etária e formulação – Material Pzifer Biontech;
Arquivo VI. Quadro comparativo Pzifer Adulto x Pzifer Pediátrica
Arquivo VII. Cartilha Perguntas Frequentes
Arquivo Informe Técnico da 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

A vacinação contra a influenza visa prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. 

Este informe atualiza as recomendações com relação ao uso da vacina Influenza (sazonal) no Brasil e fornece orientações para a operacionalização da campanha de vacinação contra a doença no País.

Arquivo Quadro com as categorias de risco clínico e indicações para vacinação contra a influenza.

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade são consideradas pertencem ao grupo prioritário para vacinação de Influenza. Para facilitar a consulta das principais categorias, disponibilizamos o quadro a segui.  

Arquivo Apresentação da Estratégia Municipal da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação - ESF

Apresentação da Reunião Preparatória da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, ministrada pela Coordenadora de Imunobiológicos, Adriana Alcântara, para os profissionais da Estratégia Saúde da Família, em 06 de outubro de 2020.

Arquivo Apresentação da Estratégia Municipal da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação - UBS

Apresentação da Reunião Preparatória da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, ministrada pela Coordenadora de Imunobiológicos, Adriana Alcântara, para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, em 02 de outubro de 2020.

Arquivo Apresentação da Estratégia Municipal da Campanha de Vacinação contra o Sarampo - ESF

Apresentação da Reunião Preparatória da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, ministrada pela Coordenadora de Imunobiológicos, Adriana Alcântara, para os profissionais da Estratégia Saúde da Família, em 06 de outubro de 2020.

Arquivo Apresentação da Estratégia Municipal da Campanha de Vacinação contra o Sarampo - UBS

Apresentação da Reunião Preparatória da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, ministrada pela Coordenadora de Imunobiológicos, Adriana Alcântara, para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, em 02 de outubro de 2020.

Arquivo Calendário Nacional de Vacinação da Criança - 2020


Arquivo Calendário de Vacinação do Adolescente
Arquivo Calendário Nacional de Vacinação - Adulto e Idoso
Arquivo Apresentação da Reunião de Atualização do Calendário Vacinal

Aula apresentada na Reunião de Atualização do Calendário Vacinal pela Coordenadoria de Imunobiológicos de Duque de Caxias. 

Para a presente formação, recomendamos a leitura dos slides de 9 a 15.


Arquivo Orientações para o treinamento de Influenza
Arquivo Apresentação Municipal da Campanha de Influenza 2020

Trata-se de uma aula sobre a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2020, elaborada pela Coordenadoria de Imunobiológicos de Duque de Caxias.

Arquivo Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação
Arquivo Informe Técnico da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

Informe Técnico elaborado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações 

Arquivo Orientações sobre a campanha de vacinação contra a Influenza e o Sarampo durante a Pandemia do Novo Coronavírus
Indicadores Arquivo Indicadores
Leptospirose Arquivo Ofício Circular SES SUBVAPS nº 206-2023 - Alerta Leptospirose 2023-2024

Alerta Leptospirose 2023/2024, acerca das recomendações para a intensificação da Vigilância da Leptospirose e preparação dos Serviços de Assistência ao Paciente,durante o período de chuvas fortes e enchentes, devido ao aumento do risco de transmissão da doença no Estado do Rio de Janeiro.

Arquivo NOTA INFORMATIVA Nº 01-24 - LEPTOSPIROSE ATUALIZADA - CVE-DVS-SMSDC

Alertar às Unidades de Saúde do município de Duque de Caxias acerca da ampliação do risco de transmissão da Leptospirose diante do período de chuvas fortes e enchentes.

Arquivo NOTA TÉCNICA Nº 16/2024-CGZV/DEDT/SVSA/MS

Reforça estratégias para a suspeição de casos e apresenta recomendações de Conduta Clínica e Terapêutica para a Leptospirose, especialmente durante o período de chuvas e em ocasião do aumento de dengue e outras Arbovirores no país.

Arquivo Fluxograma - Leptospirose - Nota Técnica 16-2024 (03-2024)

Fluxograma 1 - Conduta médica diante de um paciente com Síndrome Febril Aguda Suspeita de Leptospirose;

Fluxograma 2 - Conduta clínica no primeiro atendimento de pacientes de Leptospirose e com sinais de alerta.

Nutrição e Bolsa Família Arquivo Suplementação Vit. A

Arquivo da apresentação do Programa de Suplementação da Vit. A pelas nutricionistas do Departamento de Nutrição da SMS-DC aos profissionais do DAP, em 09 de setembro de 2020.

Arquivo Treinamento Programa Bolsa Família - UBS

Esse documento é um orientador para os Profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que atuam diretamente com condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família.

Arquivo Treinamento Programa Bolsa Família - ESF

Trata-se de um orientador para os Profissionais de Saúde da Estratégia Saúda da Família (ESF), que atuam diretamente com condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família.

Arquivo POP Municipal do PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Este arquivo contém orientações sintetizadas sobre o PBF. Constitui-se como um instrumento de consulta rápida para os profissionais que atuam diretamente com o programa. Foi organizado a partir de perguntas e respostas. Além disso apresenta também um fluxograma do processo de trabalho referente ao acompanhamento das condicionalidades no município.

Arquivo Motivos de descumprimento das condicionalidades e de não acompanhamento no PBF
Arquivo RELAÇÃO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)
População Imigrante e Refugiada na Atenção Primária. Arquivo Apresentação - Setor de Apoio Institucional / MS

Acesso à Saúde para População Migrante e Refugiada no SUS - Caxias (MS) - Apresentação do Setor de Apoio Institucional do Min. Saúde - nov.22

Arquivo Apresentação - OIM e ACNUR

Cuidado à Saúde da População Migrante e Refugiada em Duque de Caxias - Apresentação OIM e ACNUR - nov.22

Arquivo Apresentação - COASPSV - SAPV - CTESIPIR

Saúde da População Imigrante e Refugiada - Apresentação COASPSV - SAPV - CTESIPIR - nov.22

Arquivo Apresentação - CEIPARM

Apresentação do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados e Migrantes - nov.22

Pré-Natal de Risco Habitual Arquivo Dinâmica do Curso EaD de Pré-Natal de Risco Habitual
Guia que disponibiliza orientações sobre a dinâmica do curso para profissionais participantes.
Arquivo Tutorial para acesso a plataforma TeleSSaúde UERJ

Esse arquivo foi confeccionado para auxiliar os profissionais para acessarem com mais facilidade a Plataforma do TeleSSaude UERJ.

Arquivo Caderno de Atenção Básica 32 Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco

Este documento do Ministério da Saúde aborda desde a organização do processo de trabalho, do serviço de saúde e aspectos do planejamento, além de questões relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, promoção da saúde, gestação em situações especiais, assistência ao parto, até as questões legais relacionadas à gestação, ao parto/nascimento e ao puerpério.

Arquivo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis e Hepatites

O presente protocolo tem por objetivo orientar o manejo das mulheres e suas parcerias sexuais quanto às infecções sexualmente transmissíveis (IST) de potencial transmissão vertical, tratando especialmente da saúde sexual e reprodutiva para a população vivendo com HIV e do uso de antirretrovirais e demais agentes anti-infecciosos para prevenção e tratamento das IST especialmente da sífilis, das hepatites virais (B e C) e da infecção pelo HIV, nas mulheres gestantes e crianças expostas.

Arquivo Protocolo de Notificação e Investigação: Toxoplasmose gestacional e congênita

Este protocolo visa sanar algumas lacunas para a implementação da vigilância integrada da toxoplasmose gestacional e congênita no país, uniformizando conceitos e metodologias já adotados em alguns estados e no Ministério da Saúde.

Arquivo Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres

Este protocolo do Ministério da Saúde contempla temas relacionadas à Saúde da Mulher, tais como pré-natal, puerpério e aleitamento materno, planejamento reprodutivo, climatério e atenção às mulheres em situação de violência doméstica e sexual. Dispõe, ainda, sobre a abordagem dos problemas/queixas e a prevenção dos cânceres que mais acometem a população feminina.

Arquivo Rastreamento e diagnóstico de diabetes mellitus gestacional no Brasil

Esse documento apresenta os principais pontos de consenso para diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional.

Arquivo Guia de Suplementação Diária de Ferro e Ácido Fólico em Gestantes Recomendações OMS

Traz recomendações globais para com a suplementação diária de ferro e ácido fólico como intervenção de saúde pública com
o objetivo de aprimorar os resultados da gestação e reduzir a anemia materna durante a gestação. 

Arquivo NOTA TÉCNICA Nº 12/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS

Apresenta evidências disponíveis para melhor compreensão acerca dos riscos às gestantes e puérperas diante da pandemia de COVID-19.


Arquivo Pré Natal de Risco Habitual

Material teórico do curso de pré natal de risco habitual ministrado pelo Me. Marcio Azevedo. Versão para o curso EAD 2020.

Programa Saúde na Escola Arquivo Caderno Temático Saúde Bucal
Arquivo Guia de bolso Saúde Bucal
Arquivo Caderno Temático Verificação da Situação Vacinal
Arquivo Guia de Bolso Doenças Negligenciadas
Arquivo Guia de Bolso Verificação de Situação Vacinal
Protocolos Assistenciais Atenção Básica Arquivo “Protocolos Assistenciais Atenção Básica - Duque De Caxias”
Raiva Arquivo Ofício Circular SES/SVS SEI nº 77 de 15.06.2020.

Alerta sobre medidas de prevenção da raiva humana dirigidas à população do estado do Rio de Janeiro

Arquivo Esquema para Profilaxia da Raiva Humana

A Nota Técnica Nº 8/2022-CGZV/DEIDT/SVS/MS informa sobre atualizações no Protocolo de Profilaxia Pré, Pós e Reexposição da Raiva Humana no Brasil.

Clique no link Nota Técnica Nº 8 para visualizar o arquivo.

O Quadro 3 (pág. 5) apresenta o "Esquema para profilaxia da raiva humana pós-exposição".

Arquivo Folheto com Advertências para pessoas agredidas por cães ou por gatos.

Folheto explicativo com orientações para pessoas mordidas ou arranhadas por cães ou gatos.

Clique no link ADVERTÊNCIA PARA PESSOAS AGREDIDAS POR CÃES OU GATOS.pdf
para visualizar o arquivo.

Arquivo Profilaxia da Raiva Humana - Cartaz

Quadro explicativo com orientações para pessoas agredidas por animais. Clique no link Profilaxia da Raiva Humana - CartazArquivo para abrir o arquivo.

Arquivo Profilaxia da Raiva Humana - Fluxograma

Fluxograma explicativo com orientações para pessoas agredidas por animais. Clique no link  Profilaxia da Raiva Humana - FluxogramaArquivo para abrir o arquivo.

Rede de Atenção em Saúde de Duque de Caxias Arquivo Aula da RAS de Duque de Caxias

Aula ministrada por profissionais do Núcleo de Regulação / DAP e do Núcleo de Desenvolvimento Pessoal / DAP.

Regulação no Departamento de Atenção Primária Arquivo Apresentação Regulação no DAP

Aula ministrada por profissionais do Núcleo de Regulação / DAP e do Núcleo de Desenvolvimento Pessoal / DAP.

Síndromes Gripais Arquivo Errata do Documento "Orientações para o Enfrentamento da Infecção causada pelo Novo Coronavírus (Sars-CoV-2) e Organização dos Serviços de Atenção Primária à Saúde de Duque de Caxias - Versão 2"
Nesse arquivo, foram feitas alterações no manejo clínico das gestantes , devido a necessidades organizacionais da Rede de Atenção à Saúde da Mulher, definidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde.
Arquivo Manual COVID-19 (Versão 2)
Arquivo Orientações para realização de Teste Rápido de COVID-19 para profissionais do DAP
Arquivo Vídeo: COVID-19: uso seguro de EPI

Orientações sobre paramentação e desparamentação seguras no uso de EPIs.

Arquivo Vídeo: Fluxograma de Organização da UAPs

MUITO IMPORTANTE

Descreve os passos necessários para o acolhimento dos usuários no contexto das síndromes gripais.

Arquivo Vídeo: Lavagem da mãos
Descreve a técnica adequada de higienização das mãos.
Arquivo Recomendações para Adequação das Ações dos ACS - MS
Arquivo Orientações para ACS - SES
Arquivo Cartilha Educação Popular e COVID
Arquivo Ações dos ACS e registros no e-SUS
Arquivo Cartilha de Orientações Sociais - NASF - AB
URL Ministério da Saúde

Essa base de informações dispõe de materiais diversos sobre manejo clínico e tratamento nos diferentes níveis de atenção. Além disso, há conteúdos e orientações sobre cuidados com a Saúde Mental. Vale conferir...

URL Conteúdos diversos para profissionais e gestores - Ministério da Saúde

Disponibiliza acesso a Boletins Epidemiológicos, informações sobre manejo clínico, notificação, EPI's, dentre outros.

Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo - Enfrentamento. Arquivo Card Coração Azul

A Campanha Coração Azul é promovida pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e busca conscientizar e encorajar a sociedade sobre a luta contra o tráfico de pessoas

Arquivo Fluxo Estadual de Atendimento às Pessoas Resgatadas e Vulneráveis ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo do Rio de Janeiro.

Fluxo Estadual de Atendimento às Pessoas Resgatadas e Vulneráveis ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo do Rio de Janeiro.

Arquivo Programação do Seminário de Capacitação para Profissionais da Saúde - 04.julho.2023

Programação do Seminário de Capacitação para Profissionais da Saúde - 04.julho.2023

Arquivo Convite - Capacitação para Técnicos da Rede de Saúde sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo - SES-RJ.

Convite - Capacitação para Técnicos da Rede de Saúde sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo - SES-RJ.

Arquivo Documento Técnico - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para Profissionais de Saúde.

Documento Técnico - Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para Profissionais de Saúde.