Programação

  • BOAS-VINDAS E APRESENTAÇÃO

    Apresentação

    Esse Ambiente Virtual de Aprendizagem foi desenvolvido para atender às necessidades de capacitação e educação continuada e permanente dos profissionais que atuam no Departamento de Atenção Primária do município de Duque de Caxias.

    As ofertas de formação sempre visarão acompanhar as necessidades dos profissionais e da população. 

    Almeja-se que os conteúdos sejam acessados de forma autônoma pelo trabalhador, de acordo com as possibilidades no que tange ao local e horário. Dessa forma, a maior parte das qualificações são autoinstrucionais.

    Os conteúdos são específicos para cada público.

    Serão disponibilizados, na plataforma, diversos recursos, tais como: vídeos, documentos institucionais, artigos, dentre outros.

    Leia mais!


    Arquivo: 1
  • Acidentes com Animais Peçonhentos - Polos de Soroterapia no Estado do Rio de Janeiro

    Arquivo com os Polos de Soroterapia para atendimento de Usuários vítimas de Acidentes com Animais Peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro.

    Arquivo: 1
  • Acolhimento de Profissionais no Departamento de Atenção Primária

    OBJETIVO: promover a ambiência dos Profissionais de Saúde recém-admitidos, de modo que possibilite uma familiarização com as principais características sociodemográficas do município de Duque de Caxias e com as estruturas organizacionais do Departamento de Atenção Primária e da Estratégia Saúde da Família.

    Arquivo: 1
  • Atendimento à População Imigrante e Refugiada na Atenção Primária.

    Arquivos das apresentações da Capacitação em Saúde no Atendimento a Imigrantes e Refugiados, realizada em 10 de novembro de 2022 nas dependências da Unigranrio Afya, organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Pessoal - NDP/DAP/SMS/DC e pelo Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População Imigrante e Refugiada - CTESIPIR/SES/RJ; e com participação do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados e Migrantes - CEIPARM/RJ - SEDSODH; do Setor de Apoio Institucional do Ministério da Saúde no RJ - SEINSF/SEMS-RJ/SE/MS; do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR; da Organização Internacional para as Migrações - OIM; e da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro.

    Arquivos: 4
  • DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

    Instrutivo Nº 01/2022-DAP/SMS/ DC – 23.novembro.2022 - Informa sobre o Projeto DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, para realização de diagnóstico e classificação de gravidade da DPOC em adultos e idosos através de exames de Espirometria, com vistas à liberação de medicamentos previstos na portaria MS nº 19 de 16/11/2021.

    Contém informações como fluxograma, diagnóstico, tratamento, link para acesso à aula on-line disponibbilizada pelo referido laboratório, dentre outras.

    Arquivo: 1
  • Esporotricose

    Neste tópico encontram-se 3 arquivos:

    - Ofício Circular 97 da SES RJ, com o Informe Técnico 001/2021, sobre Esporotricose;

    - Aula sobre Esporotricose Animal;

    - Aula sobre Esporotricose Humana.

    As "Aulas" estão vinculadas a um Curso Introdutório para enfermeiros e médicos recém-admitidos, e foram organizadas pela Dermatologista Luciana Troca (DAP/SMSDC); Médico Veterinário Marcos Aurélio (DAP/SMSDC); Médica Veterinária Regina Fabro (Núcleo de Zoonoses/SMSDC), Enfermeira Tatiane Oliveira e Fisioterapeuta Telma de Cácio.

    Arquivos: 3
  • e-SUS AB

    Dispõe dos principais conteúdos utilizados na Capacitação de Sistema de Informação da Atenção Primária, com enfoque no Software Coleta de Dados Simplificada.

    Arquivos: 6
  • Febre Maculosa

    Esse conteúdo foi feito com o intuito de instrumentalizar profissionais do Departamento de Atenção Primária (Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, Médicos e Técnicos de Enfermagem). Foram realizadas Rodas de Conversa e disponibilizamos alguns recursos didáticos, almejando que boas práticas possam ser compartilhadas.
    Arquivos: 4
  • Hanseníase

    Esse conteúdo está vinculado a um Curso Introdutório para enfermeiros e médicos recém-admitidos. Esse conteúdo especificamente foi organizado pela Dermatologista Luciana Troca (DAP/SMSDC); Médico Veterinário Marcos Aurélio (DAP/SMSDC); Enfermeira Tatiane Oliveira e Fisioterapeuta Telma Cácio.

    Arquivo: 1
  • IMUNIZAÇÃO

    OBJETIVO: 

    • Contribuir na qualificação de enfermeiros e técnicos de enfermagem para administração de vacinas, com o intuito de evitar doenças imunopreviníveis.

    Arquivos: 39
  • Nutrição

    Arquivos das apresentações da Equipe do Departamento de Nutrição da SMS/DC nas reuniões sobre as "Condicionalidades da Saúde no Programa Bolsa-Família" e o "Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A". 

    Arquivos: 6
  • Pré-Natal de Risco Habitual

    O objetivo dessa capacitação é rever e aprimorar atividades profissionais na área da saúde da mulher, com foco na assistência de Pré-natal. Nesse espaço, disponibilizaremos conteúdos, protocolos, normas e diretrizes existentes, que contribuirão no aprofundamento do seu aprendizado.

    Arquivos: 10
  • Programa Saúde na Escola

    Programa Saúde na Escola (PSE) tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação

    Neste tópico, incluiremos materiais que busquem promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros


    Arquivos: 5
  • Protocolos Assistenciais Atenção Básica

    O documento “Protocolos Assistenciais Atenção Básica - Duque De Caxias” trata-se de um instrumento técnico norteador para o processo de trabalho das equipes de Atenção Primária de Duque de Caxias.

    Visa qualificar a tomada de decisão dos profissionais de saúde, através do compartilhamento de boas práticas e demais diretrizes assistenciais preconizadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e outros órgãos afins. Vislumbra-se que funcione efetivamente como material de consulta no cotidiano dos profissionais de saúde.


    Arquivo: 1
  • Raiva

    Informações para a Profilaxia da Raiva Humana
    Arquivos: 5
  • Rede de Atenção em Saúde de Duque de Caxias

    Objetivo: apresentar, de forma sintetizada, os principais serviços existentes na Rede de Atenção à Saúde, aos Profissionais de Saúde da Atenção Primária.

    Arquivo: 1
  • Regulação no Departamento de Atenção Primária

    Objetivo: capacitar os Profissionais de Saúde do DAP de Duque de Caxias, para garantir a oferta de cuidado integral à Saúde aos cidadãos por eles assistidos, possibilitando o acesso de forma efetiva e ordenada aos serviços e exames complementares especializados.


    Arquivo: 1
  • Síndromes Gripais

    OBJETIVO: 

    • Contribuir na qualificação de profissionais no manejo de usuários com síndromes gripais, em especial no enfrentamento ao novo coronavírus.

    Arquivos: 11URLs: 2