Programação

  • BOAS-VINDAS E APRESENTAÇÃO

    Apresentação

    Esse Ambiente Virtual de Aprendizagem foi desenvolvido para atender às necessidades de capacitação e educação continuada e permanente dos profissionais que atuam no Departamento de Atenção Primária do município de Duque de Caxias.

    As ofertas de formação sempre visarão acompanhar as necessidades dos profissionais e da população. 

    Almeja-se que os conteúdos sejam acessados de forma autônoma pelo trabalhador, de acordo com as possibilidades no que tange ao local e horário. Dessa forma, a maior parte das qualificações são autoinstrucionais.

    Os conteúdos são específicos para cada público.

    Serão disponibilizados, na plataforma, diversos recursos, tais como: vídeos, documentos institucionais, artigos, dentre outros.

    Leia mais!


    Arquivo: 1
  • Acidentes com Animais Peçonhentos

    Arquivo com os Polos de Soroterapia para atendimento de Usuários vítimas de Acidentes com Animais Peçonhentos no Estado do Rio de Janeiro; Fluxo de Atendimento; links de capacitação e documentos referentes ao tema. 

    Arquivos: 5
  • Acolhimento de Profissionais no Departamento de Atenção Primária

    OBJETIVO: promover a ambiência dos Profissionais de Saúde recém-admitidos, de modo que possibilite uma familiarização com as principais características sociodemográficas do município de Duque de Caxias e com as estruturas organizacionais do Departamento de Atenção Primária e da Estratégia Saúde da Família.

    Arquivo: 1
  • Arboviroses - Dengue, Chikungunya e Zika

    OBJETIVO: 

    • Contribuir na qualificação de profissionais no manejo de usuários com suspeita de alguma Arbovirose - Dengue, Chikungunya ou Zika.

    Arquivos: 2
  • Bolsa Família

    Informações sobre Bolsa Família estão no tópico "Nutrição e Bolsa Família".

  • DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

    Instrutivo Nº 01/2022-DAP/SMS/ DC – 23.novembro.2022 - Informa sobre o Projeto DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, para realização de diagnóstico e classificação de gravidade da DPOC em adultos e idosos através de exames de Espirometria, com vistas à liberação de medicamentos previstos na portaria MS nº 19 de 16/11/2021.

    Contém informações como fluxograma, diagnóstico, tratamento, link para acesso à aula on-line disponibbilizada pelo referido laboratório, dentre outras.

    Arquivo: 1
  • Esporotricose

    Neste tópico encontram-se 3 arquivos:

    - Ofício Circular 97 da SES RJ, com o Informe Técnico 001/2021, sobre Esporotricose;

    - Aula sobre Esporotricose Animal;

    - Aula sobre Esporotricose Humana.

    As "Aulas" estão vinculadas a um Curso Introdutório para enfermeiros e médicos recém-admitidos, e foram organizadas pela Dermatologista Luciana Troca (DAP/SMSDC); Médico Veterinário Marcos Aurélio (DAP/SMSDC); Médica Veterinária Regina Fabro (Núcleo de Zoonoses/SMSDC), Enfermeira Tatiane Oliveira e Fisioterapeuta Telma de Cácio.

    Arquivos: 3
  • e-SUS AB

    Dispõe dos principais conteúdos utilizados na Capacitação de Sistema de Informação da Atenção Primária, com enfoque no Software Coleta de Dados Simplificada.

    Arquivos: 6
  • Febre Maculosa

    Esse conteúdo foi feito com o intuito de instrumentalizar profissionais do Departamento de Atenção Primária (Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, Médicos e Técnicos de Enfermagem). Foram realizadas Rodas de Conversa e disponibilizamos alguns recursos didáticos, almejando que boas práticas possam ser compartilhadas.
    Arquivos: 5
  • Hanseníase

    Esse conteúdo está vinculado a um Curso Introdutório para enfermeiros e médicos recém-admitidos. Esse conteúdo especificamente foi organizado pela Dermatologista Luciana Troca (DAP/SMSDC); Médico Veterinário Marcos Aurélio (DAP/SMSDC); Enfermeira Tatiane Oliveira e Fisioterapeuta Telma Cácio.

    Arquivo: 1
  • IMUNIZAÇÃO

    OBJETIVO: 

    • Contribuir na qualificação de enfermeiros e técnicos de enfermagem para administração de vacinas, com o intuito de evitar doenças imunopreviníveis.

    Arquivos: 42
  • Indicadores

    Apresentação dos Indicadores para Enfermeiros e Médicos da ESF, realizada em 06 de julho de 2023, na Unigranrio-Afya - auditório Wilson Chagas de Araújo.

    Arquivo: 1
  • Leptospirose

    Informações acerca do combate à Leptospirose.

    Arquivos: 4
  • Nutrição e Bolsa Família

    Arquivos das apresentações da Equipe do Departamento de Nutrição da SMS/DC nas reuniões sobre as "Condicionalidades da Saúde no Programa Bolsa-Família" e o "Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A". 

    Arquivos: 6
  • População Imigrante e Refugiada na Atenção Primária.

    Arquivos das apresentações da Capacitação em Saúde no Atendimento a Imigrantes e Refugiados, realizada em 10 de novembro de 2022 nas dependências da Unigranrio Afya, organizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Pessoal - NDP/DAP/SMS/DC e pelo Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População Imigrante e Refugiada - CTESIPIR/SES/RJ; e com participação do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados e Migrantes - CEIPARM/RJ - SEDSODH; do Setor de Apoio Institucional do Ministério da Saúde no RJ - SEINSF/SEMS-RJ/SE/MS; do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR; da Organização Internacional para as Migrações - OIM; e da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro.

    Arquivos: 4
  • Pré-Natal de Risco Habitual

    O objetivo dessa capacitação é rever e aprimorar atividades profissionais na área da saúde da mulher, com foco na assistência de Pré-natal. Nesse espaço, disponibilizaremos conteúdos, protocolos, normas e diretrizes existentes, que contribuirão no aprofundamento do seu aprendizado.

    Arquivos: 10
  • Programa Saúde na Escola

    Programa Saúde na Escola (PSE) tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação

    Neste tópico, incluiremos materiais que busquem promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros


    Arquivos: 5
  • Protocolos Assistenciais Atenção Básica

    O documento “Protocolos Assistenciais Atenção Básica - Duque De Caxias” trata-se de um instrumento técnico norteador para o processo de trabalho das equipes de Atenção Primária de Duque de Caxias.

    Visa qualificar a tomada de decisão dos profissionais de saúde, através do compartilhamento de boas práticas e demais diretrizes assistenciais preconizadas pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e outros órgãos afins. Vislumbra-se que funcione efetivamente como material de consulta no cotidiano dos profissionais de saúde.


    Arquivo: 1
  • Raiva

    Informações para a Profilaxia da Raiva Humana
    Arquivos: 5
  • Rede de Atenção em Saúde de Duque de Caxias

    Objetivo: apresentar, de forma sintetizada, os principais serviços existentes na Rede de Atenção à Saúde, aos Profissionais de Saúde da Atenção Primária.

    Arquivo: 1
  • Regulação no Departamento de Atenção Primária

    Objetivo: capacitar os Profissionais de Saúde do DAP de Duque de Caxias, para garantir a oferta de cuidado integral à Saúde aos cidadãos por eles assistidos, possibilitando o acesso de forma efetiva e ordenada aos serviços e exames complementares especializados.


    Arquivo: 1
  • Síndromes Gripais

    OBJETIVO: 

    • Contribuir na qualificação de profissionais no manejo de usuários com síndromes gripais, em especial no enfrentamento ao novo coronavírus.

    Arquivos: 11URLs: 2